conheça a linha completa de produtos. acesse nosso catálogo.
por Calçados Cartom

O calçado de segurança é um equipamento de proteção individual de uso obrigatório para muitos trabalhadores. Com o uso constante, é importante estar atendo a necessidade de troca do seu Calçado Cartom.

A  durabilidade  varia de acordo com o modelo, material, conservação e utilização do calçado.

Listamos alguns itens para se observar e se necessário realizar a substituição do calçado.

– Ao apresentar rasgos e furos:

– Ao apresentar desgastes que deixem o calçado com excesso de folga;

– Quando seu certificado de aprovação estiver vencido;

– Quando os mesmos não estiverem atendendo as normas de segurança do trabalhador;

– Quando sentir que o mesmo causa dores ou desconforto contínuo.

 

Bom, agora que já sabemos os principais sinais da troca do seu calçado de segurança, que tal saber à validade do seu EPI?

Há dois aspectos a serem observados, o primeiro é o tempo que o seu EPI resiste antes do uso. O segundo aspecto é o tempo de validade em uso pelo trabalhador exposto ao risco. Nesta situação o EPI está sendo consumido e vai se desgastando  ao longo do tempo. O prazo de deterioração ou esgotamento da capacidade de proteção varia conforme a severidade do ambiente e os cuidados dispensados à manutenção e guarda do EPI. De modo geral, trouxemos o prazo de validade de alguns calçados de proteção para que você possa entender;

EQUIPAMENTO

Bota de borracha

           VALIDADE

6 meses

Botina de eletricista 6 meses
Botina de segurança

6 meses

Importante notar que os prazos estabelecidos devem ser reduzidos ou aumentados conforme o ambiente de trabalho. Após algumas observações práticas é possível estimar com bastante precisão o prazo de durabilidade para cada tipo de atividade na sua empresa.